|
Reúso de Água Como Estratégia Para a Escassez
MANCUSO, PEDRO; MIERSWA, JOSE; HESPANHOL
MANOLE
194,00
Estoque: 2
|
O uso da água disponível em regiões de grandes concentrações urbanas, para o abastecimento público, é uma questão premente nos dias atuais. Sobretudo com a constante expansão das regiões metropolitanas, já que as reservas de água potável nessas áreas não suportam esse crescimento, o que leva a crises periódicas de abastecimento.
Reúso de água como estratégia para a escassez trata desse assunto, que conta com um número cada vez maior de defensores, abordando seus principais aspectos e as mais atuais tecnologias empregadas no reúso de água potável, apontando inclusive para perspectivas de futuro nessa área. Alguns dos principais pontos discutidos na obra são:
Reúso potável direto
Poluentes associados aos rios urbanos
Riscos associados à prática do reúso
Escassez de água e saneamento
Bacias hidrográficas
Manejo de águas pluviais
Sistema público de esgotos
Processo de separação por membranas
Carvão ativado
Processos oxidativos avançados (POA)
Ozonização
Aeração por nanobolhas
Plano de segurança da água (PSA)
O livro não deixa de contemplar também o que talvez seja o principal fato dos últimos anos: a pandemia da Covid-19. Ele conta com um capítulo dedicado à abordagem das consequências dessa doença para o tratamento do esgoto sanitário.
Todos esses temas são abordados por autores de vasto conhecimento técnico e ampla experiência nas áreas afins, o que confere à obra consistência teórica e prática, além de um caráter multidisciplinar.
Trata-se, portanto, de uma contribuição importante para áreas como meio ambiente, gestão de recursos hídricos, saneamento e planejamento/gestão urbana, com o potencial de colaborar na formação de estudantes e pesquisadores e orientar a tomada de decisões por parte de agentes públicos e privados.
|
|
|