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a Criança Que Come Mal - Atendimento Multidisciplinar - a Experiência Do Cenda Do Instituto Pensi
FISBERG, MAURO E MAXIMINO, PRISCILA
MANOLE SAUDE
66,00
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O que significa não comer? Como enfrentar uma dificuldade que não é ensinada nos bancos acadêmicos? O não comer é algo que, intrinsicamente, ameaça a sobrevivência. Gera pânico, angústia e determina riscos à estabilidade familiar. Se, por um lado, os pais se preocupam se a criança terá problemas de peso, doenças e terá participação adequada na vida fora de casa; por outro, o profissional de saúde se preocupa com a quadra denominada crescimento, desenvolvimento, imunidade e sociabilização. No atendimento, é essencial que o profissional de saúde entenda, dentre as diversas dimensões, que nem sempre o fato de uma criança estar aparentemente bem, com exames clínicos e dados de peso e estatura normais, reflete o bem-estar da família. Além disso, ressaltamos, a todo momento, que a simples preocupação da mãe sobre a capacidade de lactar e de alimentar, e sobre volumes, quantidades e qualidade da alimentação já é suficiente para que o profissional dedique sua atenção total à queixa. Esse livro mostra uma história, uma perspectiva integrada de diferentes profissionais que trabalham em equipe para tentar entender o processo da criança que tem problemas em sua alimentação. A visão somada de pediatras, nutrólogos, gastrenterologistas, nutricionistas clínicos e de pesquisa, fonoaudiólogos e psicólogos é mostrada por meio de protocolos clínicos, ferramentas de apoio, técnicas para o diagnóstico e, principalmente, para o manejo dessas situações clínicas. Em cada capítulo, avaliamos a consulta de cada profissional, as estratégias de anamnese e de triagem, a avaliação da gravidade de cada caso e a conduta no acompanhamento de famílias que estão desesperadas. Com essa obra, o profissional de saúde, seja em seu consultório, seja na clínica pública ou ambulatorial, independentemente de sua formação e habilidade, poderá se prover de excelente conteúdo para a sua prática pediátrica. Conteúdo este que engloba o atendimento inicial até a necessidade de encaminhamento para centros específicos; a antropometria até a indispensabilidade de uma minuciosa história clínica e nutricional, e, em especial, a escuta do paciente e de sua família. Nesse panorama, é imprescindível conhecer o ambiente, o entorno e a tangibilidade da comunidade que apresenta a queixa clássica “meu filho não come nada”. Esperamos que este livro seja um pequeno manual do que fazer e, sobretudo, do que não fazer. Desejamos que, com a leitura deste livro, o profissional de saúde possa adquirir uma bagagem confiável e recursos notáveis que ajudem a responder essas questões, a entender a realidade da alimentação infantil, do fisiológico aos casos mais complexos. Com condutas e respostas baseadas em ciência, observação qualitativa e quantitativa, experiência e vivência de um centro pioneiro, liderado por profissionais que trabalham e pesquisam o tema há mais de 40 anos, esperamos que esta obra permita que outros profissionais consigam tranquilizar, apoiar e acompanhar, de maneira completa, as famílias de crianças com dificuldades alimentares. (Mauro Fisberg, em nome dos autores)
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