Porno-Teo-Kolossal

PASOLINI, PIER PAOLO
SOBINFLUENCIA EDICOES

59,92

Sob encomenda
7 dias


“Em Sodoma a tolerância é real, a mansidão é real, a compreensão dos outros é real e tudo está fundado em uma prática democrática real. Minorias de qualquer tipo também encontram lugar no mundo de Sodoma. Não só as minorias heterossexuais, mas também as minorias de negros, de judeus, de ciganos, que vivem ali na mais absoluta liberdade, inclusive interior.”Porno-Teo-Kolossal foi uma superprodução teológico-pornográfica na qual Pier Paolo Pasolini trabalhou durante quase uma década.A obra teria sido o filme que encerraria sua brilhante e controversa carreira cinematográfica antes de se dedicar inteiramente à escrita. No entanto, o seu assassinato brutal em 1975 deixou inacabada esta alegoria sombria cheia de sadismo e irreverência.Porno-Teo-Kolosal se tratava de “um filme sobre ideologia” que deveria representar três tipos diferentes de utopias, ligadas a um passado paleoindustrial, a um presente neocapitalista e a um futuro tecnocrata, todos inexoravelmente destinados ao fracasso através de catástrofes apocalípticas que levariam ao fim até mesmo a última utopia: a da fé.Epifânio, um rei mágico napolitano, põe-se a caminho acompanhado por um fiel servo, Núncio, em busca da estrela que marca o local onde deverá prestar homenagem ao recém-nascido Messias. Como símbolo de esperança, os caprichos do cometa o levarão por cidades selvagens e utópicas, tão fantásticas quanto reconhecíveis. Estes alter egos satíricos das grandes metrópoles do norte de Itália e de França, onde reinam a violência e a degradação, servem a Pasolini para construir uma crítica severa à sociedade de consumo e à decadência cultural da Europa.
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