|
Química: uma Revisão Inteligente!
ALMEIDA, J. R. L.
HARBRA - DIDATICOS
102,00
Estoque: 1
|
A Educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela que a filha de um camponês se torna médica, que o filho de um mineiro pode chegar a chefe de mina, que um filho de trabalhadores rurais pode chegar a presidente de uma grande nação. Nelson Mandela Estadista sul-africano, prêmio Nobel da Paz (1993). Não há como negar o poder transformador da Educação, expresso nas palavras do ex-presidente
da África do Sul Nelson Mandela. Essa transformação ocorre em diversos estágios, entre eles a etapa
do Ensino Médio, que se caracteriza pelo aprofundamento das discussões realizadas no Ensino Fundamental
e pelo desenvolvimento de maior autonomia por parte dos jovens. Na área da ciência Química,
são relevantes os estudos da matéria e como sua constituição pode explicar as reações químicas e as
propriedades dos materiais. A etapa do Ensino Médio também representa o encerramento do ciclo formal da Educação Básica e a preparação para o ingresso no Ensino Superior, onde e quando os jovens terão acesso a conhecimentos e habilidades específicas da profissão que pretendem seguir. Hoje, a porta de entrada para o Ensino Superior é realizada por meio de provas de conhecimentos específicos e técnicos, como o ENEM e os demais vestibulares (FUVEST, UNICAMP, UNESP, entre outros). Nesse momento, devemos ter consciência da amplitude e da abrangência dos diversos conteúdos cobrados nas questões relacionadas à ciência Química, porém não podemos nos paralisar. Uma das etapas mais importantes para que o sucesso seja alcançado nesses processos seletivos consiste em organizar os conceitos desenvolvidos ao longo do Ensino Médio, de forma a facilitar nossos estudos e a identificar as temáticas que precisam ser revistas. Esse é o principal objetivo de Química – uma revisão inteligente! Nessa revisão, os conteúdos de Química foram organizados em três seções no formato de fichas- -resumo: Química Geral, Físico-Química e Química Orgânica. Ao final de cada seção, foram inseridos exercícios dos principais vestibulares (FUVEST, UNICAMP e UNESP). Para cada exercício estão indicadas as fichas-resumo que apresentam os fundamentos necessários para resolvê-lo. Dessa forma, facilitamos a tarefa de identificar qual conteúdo deve ser revisto pelo aluno na reta final de sua preparação para o vestibular. Desde já, deixamos nosso agradecimento especial aos alunos por nos acompanharem nessa etapa de revisão dos conceitos desenvolvidos pela Química no Ensino Médio e desejamos boa sorte a todos! Um abraço, Os autores.
|
|
|