Baralho da Mudança - Como Motivar Pessoas

OLIVEIRA; SZUPSZYNSKI; LUDWIG; BOFF
ARTESA EDITORA

188,00

Sob encomenda
13 dias


Este material inédito irá lhe ajudar a trabalhar com clientes que estão ambivalentes em relação a uma mudança, que precisam manter uma mudança ou mesmo que estão resistentes. O conteúdo teórico e os baralhos poderão ser utilizados por qualquer profissional da área saúde (médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros), educadores ou profissionais que atuam no desenvolvimento de pessoas e que tenham como objetivo auxiliar seus clientes a realizar uma mudança de forma mais eficiente. É relevante ressaltar que este material tem o objetivo de auxiliar clientes mais motivados e menos motivados, e que o profissional terá apenas de adequar o foco da intervenção de acordo com o nível de motivação do indivíduo. O modelo teórico que embasa este material chama-se Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (MTT). Este material é o único que traz o modelo de forma completa para aplicação prática em clientes, integrando seus diferentes construtos do para uma intervenção mais eficaz. Desenvolvido por Prochaska e DiClemente (1982) o MTT se trata de um modelo explicativo que tem o objetivo de compreender o processo de mudança em diferentes comportamentos. O MTT tem sido foco de diversas pesquisas nas últimas décadas, pois a comprovação empírica de seus construtos e correlações têm sido significativamente divulgadas. É uma proposta integradora que descreve a mudança como um processo em que a pessoa cria comportamentos novos, modifica os existentes ou cessa comportamentos problemáticos. Este material apresenta inicialmente uma breve explicação teórica que orienta o usuário sobre os pressupostos que embasam as cartas. Posteriormente, são apresentados os baralhos e como integrá-los na prática. Eles podem ser utilizados separadamente, em diferentes momentos ou de forma integrada. Exemplo de uso: imagine um cliente mais resistente, com o qual você precise trabalhar passos iniciais de um processo de mudança. Para que a motivação pudesse ser trabalhada, Processos de Mudança Cognitivos precisariam ser estimulados. Um deles é a “ampliação da consciência”, que estende a percepção sobre um problema. Assim, você poderia usar as cartas 1, 2 e 3 do Baralho de Processos de Mudança (pág. 18) e trabalhar este tema com o cliente. Embora, as cartas possam ser usadas separadamente salienta-se que o uso dos cinco baralhos potencializa o resultado.o resultado (pág. 40 - Como utilizar o material).
Ao navegar no nosso site você declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade