|
Dicionario Em Sala De Aula
KRIEGER, MARIA DA GRACA
LEXIKON
55,90
Estoque: 5
|
É incontestável que o dicionário traz inúmeras informações sobre as palavras; entretanto, seu aproveitamento na escola não é tão evidente. Muitas vezes, os dicionários ficam “quietos”, esquecidos nas prateleiras. Ou então, quando usados, a consulta é breve, geralmente, restrita à grafia, à classe gramatical e ao primeiro sentido registrado. Isso costuma ocorrer mesmo que o dicionário destinado à escola, seguindo os moldes de um dicionário-padrão, ofereça um universo de informações detalhadas sobre o léxico de um idioma. Ajudar a tirar o dicionário da prateleira e, sobretudo, a usá-lo de forma mais produtiva nos projetos de ensino/aprendizagem de língua materna é a motivação maior deste pequeno livro. Ele foi pensado para auxiliar o professor das séries finais do Ensino Fundamental em sua missão de ampliar a competência comunicacional de seus alunos, especialmente quando propõe atividades de leitura, análise crítica e produção textual. Este pequeno livro, como um guia, quer ajudar o professor a explorar, com seus alunos, o potencial informativo dessa ferramenta pedagógica. Por isso, são identificados os elementos estruturantes de um dicionário, mostrando que há “chaves de acesso” aos principais dados registrados. O reconhecimento dessas chaves de acesso facilita o manejo do dicionário, abre caminhos para um uso mais produtivo. É nessa direção, por exemplo, que é mostrado o universo semântico que um verbete descreve, tratando do potencial significativo das palavras e de seus planos de significação, entre tantos outros elementos da linguagem em uso que registram os dicionários mais cuidadosamente estruturados. Há sempre exemplos que mostram fenômenos semânticos criativos, como a metáfora e a metonímia, cuja compreensão é essencial para a leitura e produção de textos.
|
|
|